Jonas Gonçalves Oliveira, 26 anos, será o artilheiro do campeonato brasileiro ao término da 38ª Rodada, no domingo. Em 31 partidas, ele marcou 22 gols.
Mas nem sempre de flores foi feita a carreira do camisa 7 gremista. Ele começou a carreira no Guarani-SP em 2003, sendo profissional apenas a partir 2005. No clube campineiro ele anotou 12 gols em 25 jogos. Em 2006 teve seus direitos adquiridos pelo Santos FC, no alvinegro praiano, Jonas foi campeão paulista de daquele ano marcando 4 gols em 5 jogos que participou. No global ele fez 47 jogos pelo Santos, com 14 gols.
Sem muito sucesso em Santos, um ano meio após sua chegada ele foi vendido ao Grêmio, onde estreou em 16 de setembro de 2007, em pleno Gre-Nal, mas saiu machucado no começo do segundo tempo.
Muitos altos e baixos aconteceram no clube gaúcho, mais baixos do que altos inclusive, mesmo marcando um gol deitado, contra o XV de Novembro, ele não conseguia se firmar, foi então que ele conseguiu autorização para ser emprestado à Portuguesa-SP, para disputar o Campeonato Brasileiro de 2008. Na Lusa ele fez 10 gols em 28 partidas.
Em 2009 o 'Mestre' retornou ao Olímpico Monumental e mais uma vez o destino aprontou com o atacante. Marcava gols em todos do Gaúchão mas perdia chances clara na Libertadores, o que levou o jornal Mundo Deportivo da Espanha nomeá-lo o 'pior atacante do mundo'. A fase que num era boa, piorou. Ele se lesionou em outubro, contra o Corinthians e não voltou a mais a campo naquele ano.
A volta por cima aconteceu e ainda está acontecendo no Campeonato Brasileiro de 2010. Seus números este são espetaculares. 11 gols no Gaúchão, 8 na Copa do Brasil e outros 22 no Brasileirão, somando 41 gols na temporada, em 61 jogos.
Jonas é muito querido por parte de todo o staff, jogadores e demais funcionários do Grêmio, o que o ajuda a aprimorar sua técnica.
Ele é o Joseph Climberg brasileiro!
Um comentário:
bom post, Jonas é um bom jogador.
Postar um comentário