|Blog A Outra Visão|
Blog de portfólio do jornalista Franco Serrano

29 novembro, 2010

Qual o futuro do futebol brasileiro?

Desde o começo da era de pontos corridos o assunto da tal 'mala branca' ou 'mala preta' domina os noticiários esportivos no final dos campeonatos. Isso é fruto do novo formato do campeonato, onde por exemplo, pode-se ganhar o campeonato jogando contra um time mais fraco. Tá, tem que ache esse formato 'emocionante', realmente tivemos momentos memoráveis, mas não podemos esquecer, também, que esse formato proporcionou dos maiores vexames da história do futebol. Desde Márcio Rezende em 2005 até Sandro Meira Ricci este ano, os árbitros dão o que falar... São cinco temporadas de escandâlos, manipulação de resultados e péssimas atuações.

Fora isso, esse nem de longe é o maior problema do futebol nacional. Temos a cartolagem da CBF e dos clubes, torcidas organizadas e etc... Se o futebol está tão infectado assim, que poderá nos defender? Ou será que vamos esperar uma intervenção do BOPE dentro da CBF, pra 'matar' o chefe dessa máfia?

Não estamos preparados pra receber a Copa '14, nem as Olimpíadas '16... Estamos a ponto, inclusive, de dar um 'baita' vexame, se usarmos o 'jeitinho brasileiro' pra superfaturar as obras, organizar arrastões contra turistas...

Qual a solução a curto prazo? Fazer como a África do Sul... fingir ser o que não somos, encenar para o resto do mundo a 'ordem e o progresso' que devíamos ter por aqui. A 'laranja podre' com casca dourada... e creio que assim será.

E pra depois dos eventos? De 12 estádios da Copa, teremos pelo menos sete 'elefantes brancos', no norte, nordeste e centro-oeste, lugares que, devido a falta de patrocínio, distância dos grandes centros e profissionalismo, não possuem um futebol outrora desenvolvido.

As pessoas não fazem idéia de que o dinheiro investido nessas reformas de centros urbanos e estádios, com excessão de São Paulo, Rio, BH e Porto Alegre, não são necessárias para depois dos jogos, e aí entra a parte política, o atual governo querendo fazer festa para 'inglês ver'. Muito bom, né?

Por fim, também vale a pena ressaltar a questão acerca das melhorias no futebol do Brasil. Os times estarão melhor reforçados? Terão melhores condições de treino? Não sei.

Mas não se preocupe, caro leitor, depois da Copa e das Olimpíadas, tudo voltará a ser como era antes.

Nenhum comentário: