|Blog A Outra Visão|
Blog de portfólio do jornalista Franco Serrano

16 junho, 2010

COPA DO MUNDO - Jogos de 16/Junho

No primeiro jogo do dia Honduras e Chile se enfrentaram. Esse era apenas o aperitivo do que estava por vir. Aos 34, Isla foi acionado pelo bom Matías Fernández na ponta direita, partiu em velocidade e cruzou rasteiro para a área. Beausejour chegou de carrinho, dividiu com o zagueiro Mendoza e abriu o placar na marra. O Chile teve várias oportunidades de ampliar o placar durante o jogo, mas não o fez. Final 1 x 0 e o Chile derrubou o tabu de 48 anos sem vencer eu uma Copa do Mundo.
[Colaborou - Igor Moreira]
Que iria ser um jogo de ataque contra defesa todos já sabiam. A fúria jogava para confirmar o status de “Seleção do momento”. Já a Suíça queria fazer jus à fama de possuir uma defesa praticamente intransponível como em 2006, quando saiu da competição sem sofrer nenhum gol.

A Espanha teve o controle da partida durante os 90 minutos, mas não conseguiu traduzir o domínio em gol, já a Suíça soube bem aproveitar uma das únicas chances que teve, aos 6 minutos da segunda etapa, Gélson Fernandes aproveitou uma bobeada de Casillas e Piqué para abrir o placar. Depois disso a fúria pressionou ainda mais em busca do gol de empate destaque para a pancada de fora da área de Xabi Alonso que explodiu no travessão de Benaglio.  Mas a pressão acabou dando espaço para a Suíça, que por pouco não fez o segundo com Derdiyok, que driblou dois defensores, e chutou na trave.

No fim prevaleceu a disciplina tática suíça á técnica espanhola, no que foi a grande zebra da primeira rodada da Copa do Mundo. Lembrando que o possível adversário do Brasil nas oitavas de final sairá do grupo H, e com a notória dificuldade que a nossa seleção possui de furar retrancas, resta torcer para que não tenhamos que encarar o temido “ferrolho” suíço.

No feriado nacional, a África do Sul entrou em campo precisando da vitória para que pudesse sonhar com classificação. Já por outro lado a Celeste Olímpica entrou tranqüila e concentrada tocando bastante a bola e acumulando a sua posse em mais de 75% em determinado momento. Para Parreira, esse era o prenúncio que o jogo ira acabar mal, muito mal.

O primeiro tempo foi de domínio total da Celeste, porém em lances isolados os Bfana Bfana assustaram. O primeiro tento uruguaio foi maravilhoso, Forlán limpou a jogada e bateu de fora da área, a bola desviou no zagueiro Mokoena e matou Khune, o encobrindo. O gol desestruturou os anfitriões, que se lançaram a ataque seconseguir finalizar.

O segundo tempo começou como terminou o primeiro. Aos 35, Suarez recebeu dentro da área e foi derrubado por Khune, que foi expulso. Forlán cobrou o Pênalti e converteu. No final, quando a torcida sul-africana já deixava o estádio, ainda houve tempo para o terceiro gol. Suarez apareceu bem na ponta direita e cruzou. O goleiro Josephs não conseguiu cortar, e Pereira, sozinho na pequena área, cabeceou para a rede. 3 x 0 e os donos da casa estão praticamente eliminados.

Nenhum comentário: