|Blog A Outra Visão|
Blog de portfólio do jornalista Franco Serrano

24 maio, 2010

A despedida histórica do "chiqueiro" mais famoso do mundo

O Palmeiras se despediu neste domingo de seu estádio - o Palestra Itália - e afundado numa crise política sem fim, o time que acabara de despedir seu técnico juntou os cacos e venceu a boa equipe do Grêmio RS por 4x2.

O estádio palmeirense foi construído em 1933, mas já era um campo de várzea desde 1902. Na época o campo pertencia ao Clube Germânia - hoje Esporte Clube Pinheiros - que em função da Primeira Guerra Mundial repassou o campo ao América SP, clube já extinto.

O América não possuía dinheiro pra se manter e foi aí que o clube passou a sublocar o seu campo para outras equipes que não possuíam lugar fixo para jogar. Foi aí que em 1917 o time do Palestra Itália passou a alugar o terreno para realizar treinamentos e partidas oficiais.

em 1920, o Palestra comprou definitivamente o campo, por um valor equivalente a 550 mil  reais e com apoio da Cia. Matarazzo em 1933 construiu definitivamente o estádio Palestra Itália.

Depois de passar por 3 reformas estruturais de grande porte (década de 50, 90 e 2008) o estádio será demolido para a construção da WTorre/Arena Palestra que tem o seu prazo de entrega definido para 2012.
O novo projeto do Palmeiras conta com várias mudanças, a mais significativa delas é o conforto. o estádio terá 40 mil cadeiras, 250 camarotes e espaço para aproximadamente 2 mil jornalistas. a grama será móvel, o que permite a realização de shows sem danificar o gramado, todos os lugares cobertos e estacionamento para 1400 carros.

Além disso tudo o clube ainda ganhará com melhorias na sede social, com campos society, pistas para caminhada e quadras de tênis novas em folha.

Também será construída uma sede administrativa com seis andares.

Para mim, como torcedor e admirador de futebol resta apenas o saudosismo e a felicidade por mais um capítulo que se encerra na história de um grande clube como o Palmeiras, foram momentos inesquecíveis aí dentro.

Palestra! Arrivederci - Scoppia ché la vitoria è nostra!

Il sogno non è ancora finita.

Nenhum comentário: